quinta-feira, 25 de março de 2010

Absolutismo

O absolutismo foi defendido por burqueses, nobres empobrecidos e uma parte da população, os burgueses defendiam o absolutismo pois queriam um só sistema de medidas e de dinheiro, os nobres empobrecidos pois o rei ia os dar dinheiro, uma parte da população pois estava com medo que novos conflitos acontececem se não tivessem um poderoso chefe.
Muitas coisas favoreceram o absolutismo algumas delas foram, guerras e epidemias, a reforma religiosa, um comércio estendido, etc. Os reis também faziam muitas coisas para aumentar o seu poder, como criar empostos e uma moeda nacional, criar uma burocracia de funcionários que ajudavam-o em seu reino, criar criar um exército profissional e permanetne e punir as pessoas que estav am contra-o.
Na Dinastia Tudor o absolutismo ganhou mais poder e com Elizabeth I ele chegou ao seu augue. Os dois mais importantes teóricos foram Thomas Hobbs e Jacques Bossuet. Hobbs tinha a idéia de que a humanidade sempre foi ma e egoísta e que so um Estado forte seria capaz de delimitar a liberdade individual, impedindo a "guerra de todos contra todos" como afirmou em sua obra o "Leviatã".Jacques Bossuet, em seu livro"Política baseada nas palavras das Sagradas Escrituras" desenvolveu a doutrina do direito divino dos reis , segundo a qual expressa a vontade de Deus. Como o poder monárquico é considerado sagrado, qualquer rebelião contra ele é considera crominosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário